46656581384

835 palavras 4 páginas
ESTÁ ALFABETIZADO É:

Se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.
Portanto, entendo que tanto
“Estar alfabetizado é ter um conjunto de habilidades como, por exemplo, habilidade de reconhecer o código alfabético e o sentido do que está lendo e aprendendo, é fazer uso da leitura em seu favor, é ter a habilidade de ler e escrever e entender o sentido das palavras, e ter condições de se comunicar e transmitir suas necessidades, e poder expressar-se através da escrita.
MARILENE MARIA RAMOS
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

CINTIA LOURENÇO 2307352607

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.

PIRACICABA
2012

ESTAR ALFABETIZADO É... EM UMA FRASE...

CINTIA LOURENÇO – É mais do que decifrar códigos, é reconhecer escrita, e diagnosticar leituras.
EDICLÉIA BUENO BATISTA – É ser dono do conhecimento social que constitui os atos de ler e

Relacionados