465746

1830 palavras 8 páginas
Sistema digestório, respiratório e cardiovascular.

Nome: caloi N°: 666
Série: 666°H

Sistema Digestório

Funções:
Aproveitamento pelo organismo de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.
Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carbo-hidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino.
Transportem de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino.
Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.
Mastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.
Ingestão: Introdução do alimento no estômago.
Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Absorção: Processo realizado pelos intestinos.
Defecação: Eliminação de substâncias não digeridas do trato gasto intestinal.
Ação das enzimas digestivas:
As enzimas são responsáveis que quebra do alimento em partes bem pequenas, que podem ser absorvidas pelas células, e que serão utilizadas em suas atividades metabólicas. Cada enzima atua em um tipo de alimento, por exemplo, ou atua em lipídeos, ou atua em carboidratos ou ainda em proteínas. E cada enzima é produzida em um local e pode até mesmo atuar em outro local diferente.
Amilase salivar:
Um líquido produzido por três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. Sua função é lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição), além de proteger contra bactérias e umedecer a boca. A saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A (IgA), que tem a função de proteger o

Relacionados