4656899123336

1509 palavras 7 páginas
Introdução

O tema apresentado neste trabalho serve para analisarmos as diferenças existentes nos métodos tradicional e histórico crítico dentro de uma escola.
É de extrema importância demonstrar está diferença, pois só assim conseguiremos estabelecer uma comparação entre estes métodos de ensino. Portanto, assim será possível analisarmos a drástica mudança que foi implantada no mesmo, e observarmos também as mudanças dos valores culturais que ocorreram de uma época para outra modificando o papel da escola na sociedade.
É preciso que tenha clareza do que se quer alcançar, a escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel.

Desenvolvimento

Em entrevistas realizadas com professores de diferentes faixas etárias, conseguimos analisar que o trabalho realizado anos atrás era basicamente tradicional, e este ainda é utilizado até hoje por alguns professores, que apesar de utilizar esse método tradicional, é também utilizado em alguns momentos o método de ensino histórico crítico. Ele realiza seu trabalho em sala de aula utilizando os livros didáticos, vídeos, aulas expositivas e materiais como cartazes, catálogos, propagandas e textos avulsos, mas também utiliza algumas atividades retiradas de blogs educativos, introduzindo assim aos poucos os meios tecnológicos na sala de aula. Há professores que utilizam somente o método histórico critico, sendo assim, seu trabalho em sala de aula é bastante diversificado. Os planos de aula são baseados nas matrizes curriculares de todos os conteúdos, utilizando também o livro didático, e introduzindo os meios tecnológicos como o data show, o computador, slides e folhas xerocopiadas. Os seus planos de aula estão sempre coerentes com os procedimentos e recursos didáticos que devem ser trabalhados. Um dos professores entrevistados utiliza-se do método tradicional quanto ao cumprimento das normas disciplinares, mas quanto à

Relacionados