463978 Modelo POP2

1045 palavras 5 páginas
POP2- HIGIENE E SAÚDE DOS MANIPULADORES

1. OBJETIVO

Estabelecer procedimentos de higiene pessoal a serem adotados por todos os manipuladores de alimentos, objetivando também estabelecer os procedimentos a serem adotados no controle de saúde dos manipuladores de forma que estes comprometam a segurança do alimento.

2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

- Portarias n° 275, 326 e 1428
- IT 5.

3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Este procedimento aplica-se a estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, visando a higiene e saúde dos manipuladores.

4. DEFINIÇÕES
Para a utilização deste documento são necessárias as seguintes definições:

Contaminação: presença de substancias ou agentes estranhos, de origem biológica, química ou física que se considerem nocivos ou não para a saúde humana.
Higienização: procedimentos de limpeza e sanitização.
Limpeza: remoção de sujidades (terra, restos de alimentos, pó ou outras matérias indesejáveis) de uma superfície.
Desinfecção (sanitização): é a redução, através de agentes químicos ou métodos físicos adequados, do número de microrganismos no prédio, instalações, maquinários e utensílios, a um nível que impeça a contaminação do alimento que se elabora.
Anti-séptico: produto de natureza química utilizada para reduzir a carga microbiana a níveis aceitáveis e eliminar os microrganismos patogênicos.
Check-list: Lista de verificação contendo os requisitos que devem ser verificados na auditoria. Tem como objetivo padronizar a auditoria.
Não-conformidade: Não atendimento de um requisito especificado.

5. RESPONSABILIDADES

O Gerente da Qualidade é responsável por implantar, acompanhar e assegurar o cumprimento deste procedimento. Cada manipulador é responsável pela sua higiene pessoal. Os exames médicos são de responsabilidade da empresa VIP SAÚDE.

6. DESCRIÇÃO

6.1. Saúde

Todos os funcionários realizam exames médicos no ato da admissão e a cada seis meses. Os funcionários doentes ou com lesãoes/feridas são afastados do cargo até sua

Relacionados