458922365465989+.56

1313 palavras 6 páginas
Classificação das reações químicas As reações químicas podem ser classificadas de várias maneiras. A mais comum é aquela que utiliza como parâmetro os tipos de substâncias reagentes e resultantes. Síntese ou adição
Nesta reação, dois ou mais reagentes (A e B) se combinam, formando apenas um produto (AB).

Alguns exemplos:

Análise ou decomposição É a reação em que apenas um reagente (AB) produz dois ou mais produtos (A e B).

Alguns exemplos:

Simples troca ou deslocamento É a reação em que uma substância simples se combina com uma substância composta, formando outra substância simples e outra composta. ou Alguns exemplos:

Dupla troca ou permutação
Neste tipo de reação ocorre uma troca entre duas substâncias compostas que se combinam, formando duas outras substâncias compostas.

Alguns exemplos:

Condição para que uma reação química ocorra Para que duas ou mais substâncias reajam quimicamente, são necessárias as seguintes condições: suas moléculas devem estar dispostas de modo a conseguir o maior contato possível. Geralmente substâncias no estado gasoso reagem mais fácil e rapidamente do que substâncias no estado sólido; os reagentes devem ter afinidade química, isto é, uma certa “tendência a reagir” reciprocamente.
BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS
Em uma reação química, a estrutura dos átomos, enquanto elementos químicos ficam inalterados. Os átomos de um elemento não se transformam em átomos de outro elemento. Também não há perda ou criação de átomos novos (Lei de Lavoisier).
O número de átomos dos reagentes deve ser igual ao número de átomos dos produtos. Quando isso acontece, dizemos que a equação química está balanceada.
Exemplo de equação balanceada: C + O2 → CO2
Exemplo de equação química não balanceada: H2 + O2 → H2O
Observe que na 1ª equação há um carbono e no reagente e um carbono no produto. Também há dois oxigênios no reagente e dois no produto. A

Relacionados