45834761-9

1461 palavras 6 páginas
Introdução
Nascido em 20 de maio de 1806 em Pentonville, um subúrbio de Londres, Stuart Mill foi um grande filósofo inglês e economista.
Foi separado por seu pai das outras crianças de mesma idade e submetido a uma rígida disciplina intelectual, sendo assim educado por seu pai e com a ajuda de Jeremy Bentham e Francis Place. O pai de Mill tinha como objetivo de criar um gênio intelectual. Mill aprendeu grego logo aos 3 anos e latim um pouco depois, com 12 anos já era um lógico muito competente, aos 14 já havia lido boa parte dos clássicos gregos e latinos, com 16 era um economista, e aos 18 começa a criar e organizar vários textos que o caracterizam como um grande literato. Tinha um amplo conhecimento em História, Matemática, Lógica e Teoria Econômica.
Em 1823, seu pai James Mill arranja-lhe um emprego na East India Company, onde Mill se firma, chegando a ocupar o cargo que um dia foi ocupado por seu pai: Chief Examiner. Aos 20 anos em 1826 entra em uma profunda depressão, a qual ele relaciona à educação rigorosa recebida por seu pai. Justificava que emocionalmente era um ignorante, demorando muitos anos para se recuperar.
Em 1830 conhece Harriet Taylor, por quem se apaixona porem Taylor era casada e assim ele nutre um sentimento platônico, somente 20 anos depois com a morte do marido de Taylor eles se casam. Harriet Taylor teve um papel fundamental no trabalho de Mill, ele se referia a ela como “dádiva-mor de minha existência”, ficando muito abatido com a morte de Taylor em 1858 sete anos após o casamento, no mesmo ano do fechamento da East India Company, Mill se aposenta.
Stuart Mill foi eleito em 1865 para a Câmara dos Comuns. Em 1873, aos 67 anos John Stuart Mill morre de erisipela infecciosa em Avignon mesma cidade onde morreu sua esposa Harriet Taylor. Devido seus trabalhos, Mill tornou-se muito influente, formando uma nova ciência da psicologia.
John Stuart Mill escreveu várias obras em sua vida destacando-se apenas algumas que são consideradas

Relacionados