457424177522

1286 palavras 6 páginas
Para Onde Iremos Após a Morte?
Esse assunto foi (e ainda é) ponto de debate entre muitos grupos cristãos. A pergunta sempre é a mesma: Para onde vamos depois da morte? Dormiremos até que Cristo volte e nos desperte do sono? Ou estaremos vivos e conscientes? Isto é, estaremos inconscientemente afastados de nosso Senhor? Ou conscientemente gozando de Sua presença? Enfim, como será essa realidade? Essas são algumas perguntas que pretendo responder nesse pequeno tratado.
De um lado, estão alguns grupos teoricamente cristãos, que acreditam naquilo que se chama a doutrina do “sono da alma”. Essa doutrina é uma heresia antiga que, ao longo do tempo assumiu várias designações. Essa é uma das formas de credo em que a existência consciente da alma depois da morte é negada. Esse dogma afirma que, depois da morte, a alma continua a existir como um ser espiritual individual, mas num estado de repouso inconsciente. Os principais exponentes dessa doutrina, afirmam que quando o corpo morre, a alma entra num estado de sono, período em que fica inconsciente e permanece nesse estado até à ressurreição.
Quando a Bíblia diz que uma pessoa está "dormindo" em relação à morte (Lucas 8:52; 1 Coríntios 15:6), não significa um “sono” literal. Dormir é uma forma de descrever a morte, isso porque um corpo morto aparenta estar dormindo. A Bíblia nos diz que no momento que morremos, somos levados ao céu ou ao inferno, dependendo de havermos colocado nossa fé em Cristo para a nossa salvação. O fato de que a alma dos cristãos vai imediatamente para a presença de Deus (Filipenses 1.23) mostra que a doutrina do sono da alma está equivocada. Para os Cristãos, estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:23). Para os incrédulos, a morte significa punição eterna no inferno (Lucas 16:22-23). No momento que morremos, temos que encarar o julgamento de Deus (Hebreus 9:27). Até à ressurreição, no entanto, há um céu temporário chamado de “Paraíso” (Lucas 23:43;

Relacionados