45687241849

871 palavras 4 páginas
ARIEL
Histórico
A história da P&G teve início em 1837, quando William Procter e James Gamble criaram, na cidade americana de Cincinnati, estado de Ohio, uma pequena fábrica de sabões. A indústria modesta deu origem a um gigante mundial no setor de higiene e limpeza. Hoje, a empresa está presente em mais de 140 países, com faturamento global de U$ 37,5 bilhões. A P&G começou a atuar no Brasil em 1988, com a aquisição da Perfumarias Phebo S.A. As primeiras operações concentraram-se nas fábricas de Belém - PA, Feira de Santana - BA e São Paulo - SP, onde os produtos da antiga Phebo eram fabricados. Logo após a aquisição a empresa iniciou a introdução gradual de suas marcas globais no mercado brasileiro: Pert Plus no segmento de xampus e Pampers no segmento de fraldas descartáveis, ambas em 1990.
Em 1993, a P&G adquiriu duas marcas locais no segmento de absorventes femininos: Ela e Livre & Atual. Com isso, a P&G pôde introduzir no Brasil sua tecnologia internacional na área de absorventes. Alguns produtos com décadas de tradição, como Hipoglós, a linha Vick e Metamucil, também passaram a ser comercializados pela P&G, que destacou as marcas, fortalecendo sua participação no mercado de medicamentos que não necessitam de receituário médico.
Mercado
De acordo com o site da Associação Brasileira de supermercados: www.abrasnet.com.br¹, em 2010 o mercado brasileiro de produtos para lavar-roupas, considerando as versões em pó e líquido, teve um lucro de R$ 4,5 bilhões no ano passado.
A categoria atinge 92% da população brasileira e responde por 30% de toda categoria de produtos de limpeza no Brasil.
Do total de produtos para lavar-roupas vendidos hoje no Brasil, 10% das vendas vêm da versão líquida do produto, que há 1 ano e meio ano representava 2% do total vendido e estimasse que poderá atingir 30% em dois anos.
Em 2010 o crescimento das vendas dos sabões para lavar roupas, em volume, foi de 6,7% . Nos últimos cinco anos, o crescimento

Relacionados