45678923

1548 palavras 7 páginas
Fichamento
Faculdade: Alencarina
Disciplina: Filosofia
Professora: Cíntia Chaves
Aluna: Maria Lígia de Almeida Silva
Data:17/11/2013
Capítulo IV (Marilena Chauí) Como todas as outras criações e instituições humanas, a Filosofia está na História e tem uma história.
Está na História: a Filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que em cada época de uma sociedade; os homens colocam para si mesmos, diante do que é novo e ainda não foi compreendido. A filosofia procura enfrentar essa novidade, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte.
Tem uma História: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tonar-se saberes adquiridos que os outros filósofos prosseguem ou, frequentemente, tonam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver, seja aproveitando o passado filosófico, seja criticando-o e ampliar os campos de investigação da filosofia, fazendo surgir novas disciplinas filosóficas, como também da investigação da filosófica, como também podem desligar-se dela e formar disciplinas separadas.
Pelo fato de estar na História e ter uma história, a Filosofia costuma ser apresentada em grandes períodos que acompanham às vezes de maneira mais próxima, às vezes de maneira mais distantes, os períodos em que os historiadores dividem a história da sociedade ocidental. (pág. .52)
Os principais períodos da Filosofia
FILOSOFIA ANTIGA (do séc. VI a.C. ao século VI d.C);
FILOSOFIA PATRÍSTICA (do séc. I ao século VII)
FILOSOFIA MEDIEVAL (do séc. VIII ao séc. XIV)
FILOSOFIA DA RENASCENÇA (séc. XIV)
FILOSOFIA MODERNA (do século VII a meados do séc. XVIII)
FILOSOFIA DA ILUSTRAÇÃO OU ILUMINISMO (séc. XVIII ao início do séc. XIX)
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Filosofia Antiga: Compreende os quatro grandes períodos da filosofia greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período

Relacionados