45678690

971 palavras 4 páginas
ABATE DE SUÍNOS

O abate de suínos, assim como o de bovinos é realizado por diversas fases. Todas as etapas devem ser feitas de forma que não afeta a qualidade final da carne, adotando medidas higiênicas e preventivas.
O embarque e transporte dos suínos para o abatedouro podem acarretar sérios prejuízos ao criador, comprador ou ao frigorífico, devido lesões, perda de peso, diminuição na qualidade da carne e perda por morte de animais.

RECEPÇÃO/POCILGAS
Os suínos são transportados por caminhões até o abatedouro, e através de rampas colocadas neles vão para pocilgas de recepção. Os animais são inspecionados, separados por lotes de acordo com a procedência e permanecem nas pocilgas, em repouso e jejum, por 16 a
24 horas para recuperação do estresse causado pelo transporte e diminuição do conteúdo estomacal e intestinal.
Os animais deverão passar por um período de descanso que antecede o abate, diminuindo o estresse e melhorando a qualidade da carne, pois serão estabelecidos os níveis normais de adrenalina e de glicogênio presente no sangue. Antes do abate o animal deve ficar no jejum de 8 horas.
A água pode ser aspergida sobre os animais para auxiliar no processo “anti-stress”, bem como para efetuar uma pré-lavagem do couro. Os animais que foram separados na inspeção sanitária são tratados e processados separados dos animais sadios, de forma diferente. Após a entrega dos animais os caminhões são limpos para retirada de fezes, urina, entre outros, sendo que a maioria dos abatedouros tem uma área especial para a lavagem dos caminhões. As pocilgas são limpas removendo os estercos e depois é feita uma lavagem com produtos sanitizantes.

CONDUÇÃO E LAVAGEM DOS ANIMAIS
Os animais são conduzidos para o abate por lotes, e durante o percurso são lavados com jatos de água clorada de cima para baixo, de baixo para cima ou pelas laterais. O banho de aspersão é realizado com água com no mínimo 1,5 atm de pressão e dura em média 3
minutos.

Relacionados

Outros Trabalhos Populares