4566555555

446 palavras 2 páginas
Fatores que alteram o custo de compra de mercadorias

Um dos principais motivos que alteram o custo de aquisição das mercadorias são os fretes e seguros, mas além desses itens existe também outros item que devem ser contabilizados para fins de apuração de estoques.

- Descontos incondicionais sobre compras
- Abatimento sobre compras
- Impostos incidentes sobre compras
- Devoluções de compras

• Descontos incondicionais sobre compras

São descontos obtidos no momento da aquisição das mercadorias. O saldo desta conta deve ser encerrado a crédito da conta compras, obtendo-se, assim o valor liquido destas.

• Abatimento sobre compras

São valores que reduzem o preço de aquisição de compra em função de eventos ocorridos após a operação. Os abatimentos sobre compras são provenientes de diferença de tipo, qualidade, quantidade, peso ou qualquer outro fator que esteja em desacordo com o pedido ou com a nota fiscal de compra.
Contabilmente, o abatimento sobre compra e conta retificadora de compra.

• Impostos incidentes sobre campos

Na compra de mercadorias para revenda o ICMS e o IPI incidem sobre as compras porém no momento das vendas apenas o ICMS incidirá. Assim o ICMS é recuperável compensado o valor do imposto pago na aquisição com o valor a ser pago nas vendas, mas o IPI não é recuperável.

• Devoluções de compras

Correspondem a devoluções de mercadorias adquiridas para revenda ou matéria- prima, resultando na diminuição das compras realizadas. Podem ser contabilizadas como devolução de compras ou compras canceladas.

Fatores que alteram o custo de venda de mercadorias

- Devoluções (vendas canceladas)
- Abatimentos
- Descontos condicionais concedidos

• Devoluções ( vendas canceladas)

São mercadorias devolvidas total ou parcialmente por estarem em desacordo como pedido ( preço, qualidade, quantidade, avaria).

• Abatimentos

Abriga os descontos concedidos a clientes posterior a entrega do produto por defeito de qualidade

Relacionados