456512863

1314 palavras 6 páginas
Ser sustentável é executar as tarefas do cotidiano com responsabilidade e pensando no meio ambiente. É uma mudança de cultura.
A sustentabilidade nada mais é do que uma questão de mudança de cultura, pois implica em fazer as mesmas coisas do cotidiano com as quais as pessoas já estão acostumadas, só que de um jeito mais sustentável é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Pesquisas do Instituto Akatu mostram que as pessoas são sensíveis às questões ambientais e sociais. Porém, entre a sensibilidade e a ação existe uma distância. Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, diz que as pessoas precisam perceber que são agentes transformadores da sociedade e do meio ambiente, principalmente por meio do consumo.
Só o ato de sair de um ambiente e sempre apagar as luzes ou desligar os aparelhos que ficam em stand by na tomada desperdiçando energia elétrica já traz um enorme benefício para a sociedade.
Economizar água
O que se acreditava ser um recurso natural inesgotável está se esgotando, graças à ignorância e imprudência de uma sociedade consumista e despreocupada que por muitos anos se preocupou apenas em satisfazer seus gostos e suas necessidades abusando dos recursos naturais, e somente de uns anos para cá começou a entender que se não tomarmos cuidado, vamos acabar sem água.
Não dependemos de ninguém para colaborarmos com o meio ambiente, cada um de nós pode fazer a sua parte e evitar esses desastres ecológicos, com consciência e medidas simples que além de ajudar o meio ambiente diminuem nossos gastos financeiros.
É importante lembrar

Relacionados