456321

3844 palavras 16 páginas
PROFESSOR: WALLACE MOTA

A Síria será o novo Iraque?

A guerra civil que assola a população síria assumiu um estado crítico nas últimas semanas em virtude de um suposto ataque com armas químicas que teria sido determinado pelo regime do ditador Bashar Al-Assad. O atentado nos arredores de Damasco, capital do país, atingiu cerca de 1.300 pessoas, vitimando mulheres e crianças.
O governo sírio nega tanto a autoria do fato quanto o uso de armas proibidas durante os conflitos, que se iniciaram em 2011 no auge da Primavera Árabe. A revolta popular que exige a renúncia de Bashar Al-Assad, no poder desde 2000 como sucessor de seu pai, ditador por mais de 30 anos, endureceu com o passar dos meses e gerou um verdadeiro estado de guerra. As forças governamentais sempre responderam com violência às manifestações, tornando a crise a mais longa da região.
Os indícios da deflagração de armas de gás sarin chamaram a atenção da comunidade internacional e dos EUA, que não perdem uma oportunidade de lançar mão de seu aparato bélico em países produtores de petróleo. Representantes da ONU visitaram o país para colher provas do uso de armas químicas e aguardam os laudos competentes para levar a questão ao Conselho de Segurança. Barack Obama, por sua vez, já tem certeza de que se tratou de uma grave violação dos direitos humanos, deslocou um porta-aviões para os arredores da Síria e aguarda apenas o aval do Congresso estadunidense para atacar – independentemente do que disser a ONU. Já o país árabe conta justamente com a organização internacional para impedir retaliações comandadas não só pelos EUA, como também pelos tradicionais aliados Inglaterra e França.
De toda essa balbúrdia, saltam aos olhos dois fatos importantes: o primeiro é a contínua, e pelo visto interminável, instabilidade do mundo árabe, que mesmo enquanto busca avançar rumo à democracia sofre com retaliações violentas e duradouras pelos eternos ditadores. Comprovada

Relacionados

  • bdlojavirtual
    1316 palavras | 6 páginas
  • Manual de orientação do sus
    4855 palavras | 20 páginas
  • Todas 1a8
    34740 palavras | 139 páginas