4563.5398.1232

2064 palavras 9 páginas
Construindo um pré projeto
O ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso é o pensar no projeto a ser desenvolvido. Neste momento, pouquíssimos são os alunos que têm uma visão clara do que desejam desenvolver, ou melhor, investigar e acabam demandando muito tempo para o desenvolvimento de um problema de pesquisa.
É preciso começar a pensar sobre o tema, selecionar tudo o que leram sobre o assunto que tenha maior relevância para o desenvolvimento e apresentar uma proposta de desenvolvimento, que aqui chamamos de pré projeto. A construção do pré projeto é fundamental para estabelecer um pano de fundo do tema que norteará o desenvolvimento do projeto de TCC. A partir do foco estabelecido no mapa mental e ajustado aos conhecimentos adquiridos no processo exploratório, resultado do leia, leia, leia e registre, pode-se desenvolver a proposta. Collis e Hussey (2005, p.128), apresentam que “uma proposta de pesquisa é uma exposição por escrito do tópico de pesquisa escolhido e do motivo, um plano de sua futura pesquisa e uma explicação de como você conseguirá fazê-la.” Para desenvolvimento, pensem nas seguintes questões:
• Minha proposta de pesquisa é interessante, importante ou relevante?
• Quem já realizou trabalhos nesta área?
• Quais são minhas metas e objetivos, minhas questões de pesquisa?
• Como eu pretendo realizar a pesquisa?
• Onde eu pretendo realizar a pesquisa?
• Qual é meu esquema de atividades para realizar a pesquisa?
• Qual é o resultado que eu espero da pesquisa?
Essas questões compõem um conjunto de elementos que não podem ser esquecidos em sua construção o que garantirá um melhor entendimento do assunto por parte dos leitores. Entre eles destacam-se:
• relevância teórica e empírica - Deve-se utilizar alguns autores que são referência na área do estudo a fim de demonstrar a relevância do tema escolhido, apresentando-se as considerações tanto do ponto de vista da teoria, quanto de resultados de estudos

Relacionados