455625525

932 palavras 4 páginas
Tipologia textual

13- De acordo com o texto”A copa do mundo é nossa “ podemos destacar que a tipologia textual segundo (http://www.algosobre.com.br/redacao/tipologia-textual.html) que o mesmo é “Não- Literário” , pois preocupa-se em da a mensagem da forma mais clara e objetiva possível;ex.: Em 2006, Gil foi à Alemanha assistir a copa, e ainda guardava o gosto amargo de assistir a derrota para o time italiano. O problema, ou melhor, a oportunidade que se apresentava era que Salvador seria palco da festa. A capital baiana foi escolhida pela FIFA para ser uma das sedes da
Copa. O estádio da Fonte Nova, “casa” do amado Bahia, seria reformado para abrigar os jogos. Gil mal podia se conter de tanto orgulho e felicidade; era torcedor “roxo” do Bahia.

segundo o texto podemos também verificar que é “Narrativo “, pois aparecem o personagem , os fatos, o enrendo,a época dos acontecimentos o desenvolvimento e causa dos acontecimentos .ex.:

Olhando para trás não dava nem para acreditar que a ZZZ havia crescido tão rápido. Gil lembrava bem das dificuldades. Quando se formou em administração de empresas não sabia o que fazer. Só tinha uma certeza: iria ser dono do seu próprio negócio. Gilberto trabalhava desde os 14 anos de idade. Seu pai, Francisco, era taxista e tinha alguns carros na praça. Apesar de ganhar relativamente bem, achava que o filho precisava trabalhar para dar valor ao dinheiro. Dona Zita, mãe de Gil, era uma doceira de mão cheia e vivia dizendo que Gil precisava estudar. Não queria filho seu trabalhando na praça, muito menos sem instrução. Para atender aos dois, Gil estudava à noite e trabalhava durante o dia em um banco, onde ficou até a formatura.

14- Segundo o site (http://manoelneves.com/tag/enucniador/) destacamos os tipos de Enunciador no texto “A copa do mundo é nossa “ do artigo

Relacionados