45556.565547878979871132

6233 palavras 25 páginas
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Nohria (1995), organizações existem para permitir que um grupo de pessoas coordene eficazmente seus esforços para realizar tarefas. A estrutura de uma organização é o padrão de funções, relacionamentos e procedimentos que permite o esforço coordenado de seus membros. Para o autor, a estrutura organizacional serve três propósitos:
1. Permitir que seus membros realizem uma série de atividades de acordo com uma divisão do trabalho, que define especialização, padronização e departamentalização de tarefas e funções.
2. Permitir que seus membros coordenem suas atividades por meio de mecanismos de coordenação como supervisão hierárquica, regras, procedimentos e treinamento.
3. Definir as fronteiras da organização e sua interface com o meio ambiente.
Mintzberg (2003) define a estrutura de uma organização como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, depois, como a coordenação é realizada entre essas tarefas. Segundo ele, estrutura e estratégia de uma empresa interagem e estão intimamente relacionadas. Existem ocasiões em que a estrutura organizacional é redesenhada para aderir a uma nova estratégia, assim como a definição de uma nova estratégia a ser seguida é influenciada pelas realidades e potenciais da estrutura existente.
Miles (2010) entende como elementos centrais do design organizacional o modelo de negócios da empresa e a forma organizacional que permite que tal modelo seja perseguido. Por modelo de negócios, o autor se refere à forma com a qual a organização cria e captura valor, incluindo seus recursos e atividades e a maneira que se relacionam. Forma organizacional é a estrutura e os processos com os quais a empresa organiza e direciona seus recursos.
Segundo o mesmo autor, o estudo histórico do aparecimento de novos modelos organizacionais mostra que novas formas organizacionais passaram a ser experimentadas à medida que houve desenvolvimento científico e tecnológico capaz de

Relacionados