455352659653

854 palavras 4 páginas
A Mídia em Roraima
Huberlandia BELIZIO
Faculdade Roraimense de Ensino Superior- FARES
Huber.belizio@hotmail.com

Resumo
O meio de comunicação audiovisual no Brasil iniciou-se a partir do século XIX, onde junto dele vieram registros dos fatos que ocorriam na época de forma interrupta. A partir desse século começou o apogeu da comunicação audiovisual no país, virando uma endemia que se alastrou país a fora. Com essa difusão que ocorreu em praticamente todo território brasileiro, também teve seu impacto em território de Macunaíma. Chegando somente no século XX, a televisão era utilizada com o auxílio de pequenas parabólicas improvisadas, de qualidade razoável. A partir desse marco que se iniciou a mídia audiovisual em Roraima.
Palavras Chaves: Meio de Comunicação, audiovisual, Roraima

A Mídia em Roraima
A principio o meio de difusão de notícias roraimense eram bem reivindicados pelo povo. Até a metade da década de 50, o então território federal do Rio Branco, era uma das poucas unidades brasileiras que ainda não desfrutavam de uma emissora de rádio.
Com a visita do então candidato a presidência do Brasil, Juscelino Kubtchek, ele percebeu que havia certas necessidades do povo em relação á radia e a energia elétrica. Quando Juscelino foi eleito, ele cumpriu suas promessas de campanha, instalando a termoelétrica no bairro Rói de Couro e criando a primeira rádio de Roraima, batizada de Rádio Roraima.
A direção da rádio ficou a cargo d professor Vidal da Penha Ferreira. A programação era constantemente interrompida devido ao racionamento de energia imposto pelo governo da época.
No dia 04 de janeiro de 1957, a emissora foi oficialmente inaugurada com a presença do Presidente Juscelino Kubitcheck de Oliveira. Houve discursos e manifestação estudantil.
Hoje em dia a emissora está ligada à Coordenação de Comunicação do Governo do Estado, representada pelo jornalista Rui Figueiredo.
Já a mídia Visual, a televisão, só chegou em Boa Vista, no ano de 1974, mas

Relacionados