45456250892

2614 palavras 11 páginas
Instrumentos financeiros
Instrumentos financeiros, derivativos e contabilidade de hedge (“Hedge accounting”)
1.Instrumentos financeiros
1.1 Instrumento financeiro
Um instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Ativo financeiro
Um ativo financeiro é qualquer ativo que seja por exemplo: caixa, um instrumento patrimonial de outra entidade, um direito contratual de receber caixa ou um direito contratual de liquidar um instrumento financeiro com outra entidade sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.
Passivo financeiro
Um passivo financeiro é qualquer passivo que seja por exemplo: uma obrigação contratual de entregar caixa ou uma obrigação de liquidar um instrumento financeiro com outra entidade sob condições que são potencialmente desfavoráveis para a entidade.
Instrumento patrimonial
Um Instrumento patrimonial é qualquer contrato que evidencie uma participação nos ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus passivos.
2.Classificação dos instrumentos financeiros
2.1 Reconhecimento inicial
Um instrumento financeiro deve ser reconhecido como ativo financeiro ou passivo financeiro nas demonstrações financeiras quando, e apenas quando, a entidade se torna parte das disposições contratuais do instrumento. No momento do reconhecimento inicial, um instrumento financeiro deve ser classificado numa das seguintes 4 categorias de ativos financeiros ou 2 categorias de passivos financeiros:
Ativos financeiros:
(1) Ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio do resultado;
(2) Investimentos mantidos até o vencimento (ativos financeiros com pagamentos fixos ou determináveis com vencimentos definidos);
(3) Empréstimos concedidos e recebíveis originados pela entidade;
(4) Ativos financeiros disponível para venda;
Passivos financeiros:
(5) Passivos financeiros mensurados ao valor justo por meio do resultado;

Relacionados