454359704/93

9246 palavras 37 páginas
Dinéa Maria Caye
Raquel Topal

Disciplina: Políticas Sociais II

Políticas Públicas
SUS

Professora Ruthe Costa

Canoas, outubro de 2011.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL
A saúde na Colônia e no Império
A saúde na República
O movimento Sanitário
3. LEGISLAÇÃO ESTRUTURANTE
4. O QUE É O SUS
Informações básicas sobre o SUS
5. POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
6. PROGRAMAS DENTRO DO SUS
Humanização na saúde
Atuação do HumanizaSUS
Farmácia Popular
Saúde da família
Política Nacional de Saúde Bucal
Mais Saúde, direitos de todos
Combate a dengue
QualiSUS
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1- INTRODUÇÃO
O direito à saúde, hoje, faz parte dos direitos humanos, mas nem sempre foi assim considera do ao longo da história. É um direito que se estrutura não só como reconhecimento da sobrevivência individual e coletiva, mas como direito ao bem-estar completo e complexo, implicando as condições de vida articuladas biológica, cultural, social, psicológica e ambientalmente, conforme a tão conhecida definição da OMS – Organização Mundial da Saúde.
O SUS existe há pouco tempo surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existente em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Nos anos 70 e 80, vários médicos, enfermeiros, donas de casa, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde levaram adiante um movimento, o "movimento sanitário", com o objetivo de criar um novo sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O movimento orientava-se pela idéia de que todos têm direito à saúde e que o governo, juntamente com a sociedade, tem o dever de fazer o que for preciso para alcançar este objetivo.
.O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de

Relacionados

  • 454359704/93
    9246 palavras | 37 páginas