45367786677

5408 palavras 22 páginas
cwweTÍTULO

Lenços Vermelhos Tremulam por Aqui: propaganda e imaginário da Coluna Prestes no Piauí

JUSTIFICATIVA

Apesar de existirem três cursos de comunicação social apenas em Teresina, poucos foram os profissionais que até o início da década de 1990 haviam voltado as suas atenções para a construção de uma narrativa histórica sobre o principal meio de comunicação de massa do Piauí até a década de 1970. A principal alegação era o fato de que a produção bibliográfica é pequena. Os principais trabalhos desenvolvidos na academia foram os trabalhos de conclusão de curso da Elenita Carla de Sousa Macedo, intitulado “A História do Rádio no Piauí: de 1937 a 1970” e “O rádio – Aparecimento e influências, comercial; política e alternativa” de Ângela Maria Perry de Oliveira, ambas do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. Depois, por iniciativa do professor Dr. Francisco Alcides do Nascimento, através do programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, foram desenvolvidos trabalhos, tais como, “A história do Rádio no Piauí: Histórias que o rádio não contou”, “ZYQ-3: - no ar, a primeira emissora de Teresina” e “História e Memória da Rádio Pioneira de Teresina”1, dentre outros.
É sabido que alguns trabalhos sobre o rádio têm sido desenvolvidos por alunos de comunicação social, não tomando como foco principal sua perspectiva histórica, além disso, não propõem uma análise sobre os impactos e influência que o rádio exerceu como meio de comunicação de massa. Este projeto pretende aprofundar questões que ainda não foram reveladas pelos estudos já realizados, através de dados obtidos nos jornais escritos e nas fontes orais, procurando estabelecer novas questões e analisar novos dados da radiofonia local, privilegiando a Rádio Difusora de Teresina no período compreendido entre 1948 a 1960.
Assim, estudar o “papel sócio-cultural que a rádio Difusora teve de 1948 a 1960 na sociedade teresinense”, demonstra o interesse nas

Relacionados