4534564646

785 palavras 4 páginas
Resumo do livro: A invasão cultural norte-americana

O livro retrata o fato de estarmos sofrendo uma “Europeização”. Com os jovens de hoje em dia sofrendo uma espécie de “lavagem cerebral” , aprendendo a cultura norte- americana e deixando a nossa de lado , e daqui a uns anos ? Como ficara nossa cultura? Deixaremos nossos costumes e crenças de lado para se adaptar ao estilo norte-americano ?
Está ocorrendo o que já aconteceu diversas vezes em nossa história , um exemplo citado no livro é quando ocorreu o “descobrimento” do Brasil , os portugueses chegaram nas terras e acharam que poderiam viver em “harmonia” com os índios e para isso os índios tiveram que deixar seus costumes e crenças de lado e aprender a língua que eles falavam . E após anos assim a cultura deles se perdeu , pois seus anciãs já nasciam nas colônias e cresciam de acordo com a cultura portuguesa , a mesma coisa aconteceu com os africanos e assim foi indo e é o que está ocorrendo agora de um modo discreto e despercebido .
Se você parar pra pensar no Brasil tudo gira em torno do USA as maiores empresas industriais pertencem ao país, por exemplo: A Coca-Cola , New era , Nike , McDonald’s e entre outras . O USA também está presente na mídia, nas musicas e até nos desenhos exemplos disso são: A globo uma das maiores emissoras do Brasil que também está através de muitas outra mídias , uma banda de lá que está fazendo muito sucesso aqui também é o nirvana além de varias outras bandas que geralmente se aplicam mais ao estilo punk rock e pop , e nós desenhos temos Scooby doo , Adventure time , regular show e muitos outros .
E se essas coisas que eles nós fornecem não existissem? Será que conseguiríamos substitui-las? Pelo fato deles terem evoluído mais rápido , tentaram conseguir algo mais com isso , pelo fato deles terem interferido não podemos criar nossas próprias industrias , tivemos que aprender a se encaixar a os seus gostos e padrões , dando mais lucro a o pais deles e tirando a chance

Relacionados