453453

4279 palavras 18 páginas
1
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – URUTAÍ
TECNOLOGIA EM AGROPECUÁRIA
PROFESSOR GABRIEL G. G. CARDOSO
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO
PRÁTICA DE CAMPO E DE CÁLCULO
Esse material tem como objetivo apresentar os passos necessários para proceder com os cálculos de levantamento topográfico planialtimétrico. Para exemplificação, foram selecionadas duas áreas localizadas no IF Goiano – Urutaí. Os cálculos das coordenadas dos vértices dessas áreas, bem como o desenho do mapa e determinação da metragem dessas áreas se darão por duas metodologias distintas, que são elas: Levantamento por Irradiação e Levantamento por
Caminhamento do tipo Poligonal Fechada.2
1 - Levantamento topográfico por irradiação
Levantamento topográfico por irradiação é um tipo de levantamento em que o aparelho
(teodolito ou estação total) fica estacionado em um único ponto e de lá as irradiações (visadas) são feitas nos pontos de interesse (detalhes), no intuito de determinar suas coordenadas (X e Y).
O aparelho topográfico deve ter seu ângulo horizontal zerado preferencialmente no norte magnético, porém nada impede que o zero horizontal tenha alguma outra orientação. No primeiro caso, os ângulos horizontais são denominados de azimute. O ângulo vertical pode ser zerado tanto no zênite (céu) como no nadir (horizonte). Iremos adotar o zero vertical no zênite.
A seguir, será exposto um exemplo de levantamento topográfico planialtimétrico por irradiação, destacando os passos necessários para a determinação das coordenadas dos detalhes levantados, bem como da elaboração do mapa e cálculo da área de interesse.
1° Passo - Delimitação da área a ser levantada
O topografo deve verificar no campo o perímetro da área a ser levantada, escolhendo um ponto para instalação do teodolito que permita uma boa visada de todos os detalhes desse perímetro.
2º Passo - Definição das coordenadas do ponto de instalação do teodolito
A coordenada do ponto onde será instalado o teodolito

Relacionados