4522586663

6304 palavras 26 páginas
Comunicação escrita nas organizações
O que é Qualquer documento eletrônico ou não que se restrinja à comunicação pelo uso da linguagem escrita. Por exemplo: e-mails, cartas, comunicados, cartazes, relatórios, manuais, currículos, fichas de controle, folhas de verificação etc.
Características de uma comunicação eficiente:
Clara.
Objetiva.
Que demonstre domínio da gramática da língua oficial da empresa.
Que mantenha a impessoalidade e o profissionalismo.
Que seja entendida por todos os envolvidos na emissão e na recepção da mensagem. A crase é utilizada quando a preposição a vier antes de aquele e aquilo, mesmo sendo palavras masculinas. A crase é facultativa antes de pronomes possessivos e nomes próprios femininos. Quando a pessoa tem um vocabulário limitado, tenderá a repetir palavras; por isso, é importante reler o que se escreve e trocar o termo por sinônimos. Erros de pontuação:
Há alguns erros que são mais graves e exigem cuidado redobrado:
Separar o sujeito do verbo com vírgula.
Separar o verbo dos objetos direto e indireto com vírgula.
Frases longas e com pouca pontuação.

Mais importante que ser objetivo é ter objetivos. Toda reunião, apresentação, comunicado, e-mail, enfim, toda comunicação em um ambiente profissional deve ter objetivos claros a serem expressos.
Para isso, é fundamental planejar cada situação, pensando:
Quais são os pontos que devem ser essencialmente comunicados.
Qual é a melhor maneira de apresentá-los.
Quais argumentos os justificam.
Qual o conhecimento dos envolvidos sobre o assunto, que nível de formalidade usar. Por exemplo, uma apresentação sobre um produto deve ser moldada de acordo com seus ouvintes: deve ser de um modo quando feita para gerentes e de outro quando feita para uma equipe de técnicos. Cada grupo tem seu interesse e seu foco em um assunto. Isso deve ser considerado sempre.

Os manuais de escrita corporativa

Relacionados