452083221724

627 palavras 3 páginas
Revisão para prova, SGAC , Marcos Benfica.
Temas:
Ecossistemas, sinergia e equilíbrio;
O ecossistema segundo a definição de Eugene Odum, é uma unidade funcional básica da ecologia , pois integra o ambiente com os organismos , sendo que cada um deles influencia os demais entre si.
É um sistema sinérgico, ou seja, o todo ou a integração de todos os indivíduos tem mais redundância que a ação individual dos mesmos, ou seja, o todo é maior que a soma das partes.
Pode ser dividido em duas partes:
Abióticos: Agua, Solo, Ar, tudo aquilo que não tem vida, as pedras, etc...
Bióticos: Animais, plantas, homem, tudo aquilo que tem vida e interagem entre si.
Equilíbrio do ecossistema consiste em manter a ordem natural das coisas, minimizando as ações do homem no meio ambiente, foi citado o exemplo dos coelhos na Austrália, foram colocados la , sem predadores naturais e se reproduziram de tal forma , sem controle que virou problema. Ou o caso dos lobos que atacavam as ovelhas em fazendas nos estado unidos , fazendeiros mataram os lobos , assim a população de marmotas cresceu destruindo a terra dos pastores e forçando-os a mudarem de lá, ocorreu através da ação do homem um desequilíbrio ambiental.
Desenvolvimento sustentável;
É a capacidade de uma geração manter seu sustento e desenvolvimento , retirando os recursos naturais necessários , sem comprometer as gerações futuras .
Malthusianos;
Grupo de filósofos que previram ou apoiavam a ideia de um colapso alimentar que levaria a um colapso humano , ou seja, a briga generalizada por mantimentos.
De certo modo eles não estavam totalmente errados , os Malthusianos não previram as evoluções tecnológicas e por isso erraram nas datas para tais catástrofes.
Malthus era contra os pobres , contra a assistência aos pobres , e dizia que existia um freio positivo na humanidade , um freio que equilibrava as ofertas e demandas por comida na população , para Malthus esse freio positivo eram as guerras , doenças , pestes e etc...

Relacionados