45.95.5.4

687 palavras 3 páginas
Definição : A quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) é uma planta da família Chenopodiaceae, cultivada em diferentes regiões na América do Sul, especialmente nos Andes, tendo sido recentemente introduzida na Europa, América do Norte, Ásia e África.
Características da planta : O nome quinoa se aplica tanto à planta quanto ao grão, um fruto do tipo aquênio, que amadurece enquanto a planta seca, permitindo sua colheita mecanizada. Tem forma cilíndrica, achatada e tamanho variando de 2 a 2,5 mm de diâmetro e 1,2 a 1,6 mm de largura. Apresenta como principais estruturas anatômicas o pericarpo, o episperma, o perisperma e o embrião, sendo por esta razão considerada semente, de modo semelhante ao tratamento dado aos grãos de cereais.
Importância econômica: No Brasil, o consumo de quinoa é limitado em virtude do alto custo do grão importado, do desconhecimento da população, de hábitos e costumes tradicionais de cereais como arroz, trigo e milho e da baixa disponibilidade de cultivação adaptadas às condições locais.
Importancia para a saúde: em comparação com os cereais arroz, milho (fubá) e trigo (farinha). Pode-se notar que a quinoa possui teores superiores de lipídeos, proteína, cinzas e fibra alimentar. Sua proteína destaca-se pelo elevado teor de lisina e outros aminoácidos essenciais, quando comparada aos cereais, o que dentre outros fatores, vem despertando a atenção de pesquisadores no mundo inteiro para o potencial nutricional desta granífera, mesmo considerando a presença de ácido fítico em suas camadas periféricas.

Justificativa: este trabalho é importante para esclarecer as características Físico-Químicas e Nutricionais da Quinoa; Com o objetivo :

Desemvolvimento :
A quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) é uma cultura anual, pertencente à família Chenopodiaceae, a mesma do espinafre e da beterraba, cultivada desde o nível do mar até uma altitude de 3800 m, podendo crescer em diferentes tipos de solos, com ciclo variando de 80 a 150 dias. Originária

Relacionados