446576767

1052 palavras 5 páginas
O período socrático é oriundo da democracia ateniense. O pensamento deixoude ser cosmológico e passou a ser antropológico. A arké agora vai ser o SER HUMANO.

SOFISTAS
Eram os filhos da democracia ateniense.Eram professores de retórica, persuasão. Cobravam pelo o que ensinavam esão taxados de
³prostitutos do saber´
Seus principais pensadores foram:
GÓRGIAS
e
PROTÁGORAS.
Para os sofistas a verdade tem que ser relativa. Se a verdade é relativa, logo,a moral é relativa. A posição dos sofistas destrói o Direito.
³O homem é a medida de todas as coisas´
Protágoras

SÓCRATES
Não deixou nada escrito, tudo o que se tem sobre Sócrates foi deixado pelosseus discípulos:
*PLATÃO*XENOFANTE*ARISTÓFANES
O método de Sócrates era a maiêutica: partos de idéias.Considerava que opróprio homem deveria conhecer o seu interior:
³Conhece-te a timesmo´.
Ironia socrática:
³SÓ SEI QUE NADA SEI´.
Destruir conceitos.Sócrates foi inimigo da democracia
.Sócrates acredita na verdade absoluta, ele é o pai da ética, para ele existe verdade, existe certo e errado e eles estão ligados.Foi condenado a beber cicute por ³introduzir novos deuses e corromper a juventude´.
³Mais vale morrer por uma injustiça do que cometê-la.´
Sócrates

PLATÃO
É considerado o primeiro grande pensador, deixou muitas obras, que estáquase intacta. Foi discípulo de Sócrates. Platão não era o seu verdadeironome e sim Arístocles. Platão significa ombros largos.Platão tinha grande influência na sociedade. Ele fundou a primeira escola deensino formal da Filosofia, a Academia.Platão escreveu suas obras em diálogos, que somam vinte e sete. Existemmais coisas sobre ele que um ser humano possa ler.

"" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border: 0px currentColor; vertical-align: bottom;"
Monitoria de Filosofia Geral e do Direito
Monitoria de Filosofia  Mayara Ferreira Página 2
Dos diálogos falaremos de quatro:
*REPÚBLICA;
livro

Relacionados