4455005345

356 palavras 2 páginas
Resumo: Paulo Freire – Pedagogia da diversidade?

Para haver uma mudança pedagógica é preciso que o professor tenha uma postura, uma preparação adequada para que o mesmo tenha êxito em seus objetivos, tanto culturais, quanto políticos e práticos inclusivas, aliás para garantir o melhor aprendizado para o aluno é necessário que haja uma maior inclusão social.
Dentre as ideias de Paulo Freire conceitua-se uma perspectiva no campo educacional.
Não somente em um ambiente escolar que ocorre as injustiças refletidas na sociedade, entretanto, afirma-se que escola e sociedade andam juntas.
Quanto o lógico, as pessoas com menos recursos são menos favorecidas do que aquelas que contêm maiores recursos, benefícios. Precisa-se “remar contra a maré” e mudar o contexto já existente para que as atitudes sejam transformadas.
O professor tem que estar em constante busca por novos métodos de ensino e aprendizagem. Contanto que o aluno também tem que estar disposto a receber este tipo de ensino, levar ao aluno ser crítico, para construir uma sociedade reflexiva.
Para ter um bom desenvolvimento educacional, emocional e até profissional, seria bom se houvesse uma estrutura familiar boa e complexa. Percebe-se que os menores níveis de desenvolvimento ocorrem, na maioria das vezes nas famílias desestruturadas. Os oprimidos, no caso, os pobres acabam sofrendo com esse tipo de discriminação não influenciada.
Toda educação formal é intencional e toda educação não formal é intencional.
A ideologia, que é um sistema de ideias, construídas para legitimar o poder de um grupo, onde convence que a realidade é um processo onde pode-se construir uma educação libertadora ao contrário da educação bancária, que não abre espaço para que o diante exponha suas ideias, porque o docente muitas vezes se acham os ‘’donos saber’’, não aceitando a inclusão.
Sabe-se que ensinar vai além de transferir conhecimentos e sim fazer com que o aluno veja novas possibilidades de aprendizagem.

Relacionados