44542580

2380 palavras 10 páginas
Alemão
O Alemão é uma língua pertencente ao grupo germânico-holandês, ramo ocidental das línguas germânicas, uma subfamília das línguas indo-européias. É formada por dois grupos de dialetos: o alto alemão (ou alemão clássico, que inclui o alemão literário normativo) e o baixo alemão. Possui cerca de 121 milhões de falantes espalhados pela Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Bélgica, Itália, França, Dinamarca, Polônia, Hungria, Romênia, Rússia, Ucrânia, Luxemburgo, República Tcheca, Eslováquia, Estônia, Letônia, Lituânia, EUA, Canadá, Brasil, Argentina, Paraguai, Austrália, África do Sul e Namíbia.

Os primeiros escritos na língua alemã datam do século 8 e consistem em fragmentos do poema épico Song of Hildebrandt, encantamentos místicos e glossários em Alemão em manuscritos do Latim. Um pequeno dicionário de Latim-Alemão chamado Abrogans foi escrito por volta de 760.
A literatura alemã começou a decolar durante os séculos 12 e 13 na forma de poemas, épicos e romances. Exemplos conhecidos são a Canção dos Nibelungs (Nibelungenlied) e Tristão (Tristan), de Gottfried von Straßburg. A linguagem utilizada é atualmente conhecida como mittelhochdeutsche Dichtersprache (Linguagem poética alto alemão). Durante esse período, o Latim foi gradualmente substituído pelo Alemão como linguagem utilizada em documentos oficiais.
Alemão é a língua com o maior número de falantes na União Europeia. É a língua oficial da Alemanha, Áustria e Liechtenstein. Ainda é falado na maior parte da Suíça , no Luxemburgo, na região italiana do Tirol Meridional, no voivodato polaco de Opole, em algumas comunas dos cantões orientais da Bélgica, em partes da Roménia e nas regiões francesas da Alsaciana e Lorena.
Existem minorias de língua alemã em vários países da Europa Oriental, incluindo Rússia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Romênia, Lituânia, e a Eslovênia.
O alemão também é falado na América do Sul, em certas regiões do sul do Chile, em algumas comunidades da

Relacionados