4445557777

522 palavras 3 páginas
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO CLORÍDRICO EM ÁCIDO MURIÁTICO (COMERCIAL)
Introdução: O ácido clorídrico é um ácido inorganico forte, seu pka é de -6,3. O que significa que, em solução; o H+ dele é facilmente ionizável, fazendo com que o pH seja muito baixo. Em sua forma comercial é conhecido como ácido muriático com uma concentração de no mínimo 33%, aparência de um líquido incolor ou levemente amarelado. Utilizado para limpeza de equipamentos, chamado decapagem, que é a remoção das camadas de metal oxidado; catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo; acidificação de poços de petróleo; etc.
A concentração do decapante (ácido muriático) é importante, pois se abaixo do recomendado, este pode não remover a sujidades citadas, implicando em eletrodepósitos com baixa aderência e provável futura corrosão por pites (LUCZKIEVICZ et all, 2006).
Objetivo: Determinar o teor de HCl existente em uma amostra de ácido muriático (ácido clorídrico comercial) utilizando a técnica de titulação.
Procedimento: Pipetou-se 5 mL de ácido muriático, transferiu-se para um becker onde adicionou-se 50 mL de água destilada. Após a diluição deste ácido em água, pipetou-se 10 mL desta solução diluída de ácido muriático e transferiu-se para o erlenmeyer, e adicionou-se 5 gotas de fenolftaleína (indicador ácido-base). Utilizou-se 50 mL de uma solução padrão de NaOH (1 mol/L), e transferiu-se para uma bureta, aparelho de vidro graduado que permitirá o controle da quantidade de titulante adicionada ao titulado.
Em seguida gotejou-se a solução de NaOH sobre a solução titulada (ácido muriático diluído), agitou-se a solução no erlenmeyer constantemente, até o momento onde ocorre o ponto de viragem ou ponto final, observou-se a mudança da coloração de incolor para rosa. E interrompeu-se o gotejamento da solução titulante. Analisou-se na bureta o volume de NaOH gasto 2,2 mL.
A seguinte reação química ocorre na titulação:
NaOH(aq) + HCl(aq)  NaCl + H2O
A partir de

Relacionados