443883433851

2282 palavras 10 páginas
Avaliação do 3º Bimestre– Sociologia / 2º Ano do Ens. Médio
Prof. Leonardo
Aluno: Turma:
Data:

1 “Duas das áreas mais violentas de São Paulo criaram condomínio de pobre. A definiçãoé dos próprios moradores, que têm de pagar taxas para manter o esquema. O objetivo é protegêlos da polícia e dos bandidos”
Sobre a relação entre a construção de condomínios e a violência urbana, pode-se
AFIRMAR que:
I - Os altos índices de violência registrados nos grandes centros urbanos atingem indiscriminadamente pobre e ricos.
II - A proliferação de “condomínios de alto luxo” nas cidades brasileiras é uma das formas encontradas pela população de maior poder aquisitivo para se proteger da violência.
III - A criação de “condomínio de pobre” é a nova estratégia de parte da população das favelas de São Paulo para se proteger de bandidos traficantes e da violência policial.
IV - A solução para a violência urbana está na construção de condomínios fechados para pobres nas áreas centrais e de ricos nas áreas da periferia.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) As alternativas I, II e IV são corretas. b) As alternativas I, III e IV são corretas. c) As alternativas I, II e III são corretas. d) Todas as alternativas são falsas. e) Todas as alternativas são corretas.
2)(UNICAMP) Importantes transformações produtivas e na forma de organização do trabalho têm ocorrido nas últimas décadas em todo o mundo e também no Brasil. Assinale a alternativa correta.
a) Em todo o mundo vêm sendo observadas mudanças em relação ao assalariamento e ao desemprego, como a precarização das relações de trabalho para desoneração da produção, e o crescimento da informalidade.
b) Acordos e tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, tratam da questão do trabalho escravo e proíbem a escravidão por dívida,

Relacionados