4436779909

1758 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

A Negociação é um processo complexo no qual há necessidade de se fazer um estudo amplo, e entender todos os processos que há envolvidos nela. Neste trabalho abordaremos o conceito de Negociação, e a Negociação sobre um enfoque sistêmico, analisando a Teoria Geral de Sistemas, o processo de Negociação, a aplicação do processo de Negociação, e as variáveis básicas da Negociação.

3
TEORIA GERAL DE SISTEMAS Entre 1950 e 1958 um austríaco chamado Ludwing Von Bertalanffy, criou a base da Teoria Geral de Sistemas (TGS), que diz que um sistema poderia ser definido como um conjunto de unidades relacionadas, que tem um objetivo e pode afetar outras partes.

Teoria de Bertalanffy: - Interdependência das partes; - Necessidade de um tratamento complexo em uma realidade complexa. Ideias centrais da TGS: - Homem funcional: interação de variáveis organizacionais, de personalidade e interpessoais para alcance de maior produtividade. - Conflito de papeis: cada pessoa influencia e é influenciado por outros; - Incentivos mistos: equilíbrio entre incentivos monetários e não-monetários. - Equilíbrio integrado: necessidade de integração de unidades, sendo que uma ação sobre uma unidade, afetará as outras. - Estado estável: o estado estável pode ser buscado por meios diferentes.

PRINCIPAIS IDEIAS DO ENFOQUE SISTEMICO A organização é composta de elementos interdependentes, que possuem casa um seu objetivo, sendo inter-relacionados para um objetivo organizacional. Algumas considerações básicas sobre o enfoque sistêmico: - Objetivos do sistema total: objetivo aos quais as organizações pretende; - Ambiente do sistema: o ambiente externo do sistema; - Recursos do sistema: meios internos para atividades que conduzem ao objetivo organizacional; - Componentes do sistema: atividades para busca dos objetivos organizacionais. Enfoques sistêmicos na pesquisa: - Probabilismo: elementos

Relacionados