441525

199729 palavras 799 páginas
Susan Faludi

Tradução de

MARIO FONDELLI

A

década de 1980 deflagrou um implacável contra-ataque às conquistas femini-

nas, que opera em dois níveis: convencer as mulheres de que seus sentimentos de angústia e insatisfação são resultado do excesso de independência, ao mesmo tempo que destrói gradativamente os mínimos avanços que as mulheres realizaram no trabalho, na política e em sua forma de pensar.
Susan Faludi, prêmio Pulitzer de jornalismo, nos mostra como a imprensa se ocupou em repercutir essas mensagens ao dar um cunho moralista às notícias e reportagens, e manipular estatísticas. Ela revela, também, como essa insidiosa guerra contra os direitos da mulher transformou-se em um fenômeno cultural que orientou e invadiu o cinema e a
TV, as indústrias da moda e da beleza, a retórica da Nova Direita, os discursos presidenciais e a política antiaborto.

Ao promover a idealização da mulher tradicional, da mulher lipoescultural, cujo trono cativo ainda é o lar, os defensores do antifeminismo buscam fomentar a baixa auto-estima da mulher, enfraquecendo com isso a sua luta pela igualdade de direitos.
Com este livro, Susan Faludi procura desafiar a tese central do contra-ataque: a de que o feminismo é o pior inimigo da mulher, e de que todas as conquistas alcançadas na verdade a prejudicam em vez de fortalecer. Ao fazê-lo, Backlash nos oferece um oportuno e preocupante retrato da condição da mulher nos tempos atuais.

A AUTORA
SUSAN FALUDI é jornalista, tendo colaborado em publicações como o Wall Street Journal, San Jose Mercury News, West, Ms. &
Mother Jones.

À minha mãe,
Marilyn Lanning Faludi

Sumário

1. Introdução: Tudo por culpa do feminismo

9

PARTE 1. MITOS E FLASHBACKS

2. Falta de homens e úteros estéreis: Os mitos do backlash
3. Os refluxos de ontem e de hoje

25
65

PARTE 2. O BACKLASH NA CULTURA POPULAR

4. As "tendências" do antifeminismo: A mídia e o backlash
5. Visões fatais e fetais: O backlash no cinema
6. Anjos adolescentes e bruxas

Relacionados

  • Prointer
    3342 palavras | 14 páginas