435876543

1643 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico os tratores agrícolas deram um grande passo evolutivo, adequando a máquina ao homem, onde a questão da busca pela qualidade de vida no trabalho está ligada à melhoria na produtividade, utilizando-se de máquinas e dispositivos que possam ser eficientes, confortável e principalmente segura.
Com a necessidade de obter uma ferramenta que pudesse diminuir o desgaste físico e substituir a força animal, gerou-se o trator, aumentando a produtividade e os lucros. O trator é uma unidade móvel de potência, constituído de motor, transmissão e sistemas de direção e locomoção, sendo que os mesmos estão em constante desenvolvimento tecnológico para suprir o mercado que está cada vez mais competitivo e exigente.

TECNOLOGIA DE TRATORES AGRÍCOLAS

O avanço das tecnologias em tratores agrícolas se explica pelo fato de precisar de força de tração no preparo do solo, e em fazer das colheitas e safras uma atividade rápida acelerando o processo da economia agrícola de um país. Excluindo-se a mão de obra humana, a indústria agrícola entrou em crescimento juntamente com a produção de máquinas em grande escala. Essa parceria com o campo fez com que a maioria dos produtores tivesse que se adaptarem as novas técnicas e a compra de máquinas e produtos como fertilizantes já industrializados.
O primeiro trator moderno foi a máquina movida a vapor, conhecida como a 8CV, puxado por cavalo até o local de trabalho, antes as primeiras máquinas agrícolas eram movidas à potência animal ( fig. 1).
Figura 1. Arado de tração animal.
A combustão interna substituiu por completo a tração animal, utilizando-se da correia do debulhador nas rodas, facilitando na locomoção e no manejo no trabalho, porém, com sua estrutura ergonômica precária. Começaram a serem realizados os primeiros testes em tratores a vapor e a gasolina, em relação à aração e tração e consequentemente um melhoramento no design dos tratores, como a substituição das rodas de aço por pneus

Relacionados