43568709/06

504 palavras 3 páginas
Disciplina de Química Analítica II
Professor: Silas Medeiros

Confecção de Kit de Análise Qualitativa
Cloreto/Cloro residual livre

Brasília, 15 Março de 2014

II- Introdução

O cloro não é encontrado em estado puro na natureza, devido o fato de reagir rapidamente com muitos elementos. O cloro é assim, encontrado na natureza na forma de cloretos e cloratos. Em especial na forma de cloreto de sodio dissolvido no mar.O cloro, na forma de íon cloreto (Cl-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias. Em água potável, o sabor produzido pelo íon Cl- varia em função da sua concentração, como também da composição química da água. Água com concentração muito elevada de cloreto causa.danos em superfícies metálicas, em estruturas de construção e muitas espécies de plantas.A tolerância dos seres humanos para o cloreto nas zonas áridas, pode chegar a 900mg/L sem nenhum efeito fisiológico adverso. Para indivíduos acostumados a baixas concentrações, um alto teor de cloreto na água ingerida pode ter efeito laxativo.

III – Objetivos (Geral e Específicos)

Objetivo geral: observar se há ou não presença de cloreto ou cloro residual livre na amostra de água.
Objetivo específico: perceber qualitativamente a presença de cloreto ou cloro residual livre em uma amostra de água bruta.

IV- Metodologia método colorimétrico
O teor de cloro livre na água baseia-se na reação de oxi-redução do cloro livre com o iodo, que em meio ácido, gera o íon triiodeto que reage com a goma de amido, formando um complexo azul, proporcional à concentração de cloro livre presente na amostra, como demonstrado na Equação.
ClO + 3I +2H I + Cl + H2O
Amilose + I  COMPLEXO AZUL ESCURO
Neste caso, quanto maior for a concentração de cloro livre, mais intensa será a formação do complexo azul escuro.

V- Materiais e Equipamentos
Os materiais experimentais para os testes do método foram 2 (duas)
Xarope para

Relacionados

  • 12345678910ok
    2459 palavras | 10 páginas