43523019818

924 palavras 4 páginas
Teoria X e Teoria Y

McGregor, um dos maiores contribuintes no estudo da Teoria Comportamental, compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar:
Teoria X
É a concepção tradicional de administração e baseia- se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano:

Teoria Y
É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. A teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana.

A Teoria dos 2 Fatores

Frederick Herzberg, psicólogo, professor americano de Administração, formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho.

Fatores higiênicos.
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento etc.

São chamados fatores insatisfacientes. Também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

Fatores Motivacionais.
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Inclui liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais etc.

São chamados fatores satisfacientes.Também chamados de intrínsecos.

Teoria Comportamental da Administração

Teve inicio em 1947, com o surgimento do livro de Herbert A. Simon " Teoria Comportamental na Administração: O Comportamento Administrativo" que provocou uma redefinição total dos conceitos administrativos e um ataque aos princípios ideiais da Teoria Clássica, desenvolvida por Henri Fayol, e a ocultação das principais ideias da Teoria das Relações Humanas, que são:

O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico;
O homem é,ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica;
Todos os homens possuem necessidade de segurança, afeto, aprovação social, prestigio e autorrealização.

Teoria comportamental da administração (Simon, 1947) é

Relacionados