4345667

Páginas: 10 (2338 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Vamos entender o que é engenharia de software e por que ela é importante:
Esse mundo moderno não poderia existir sem o software. Infraestruturas e serviços nacionais são controlados por sistemas computacionais, e a maioria dos produtos elétricos inclui um computador e um software que o controla.

Exemplos:
- manufatura e a distribuição industriais
- o sistema financeiro
- a indústria damúsica
- jogos de computador
- cinema
- televisão etc...
todos fazem uso intensivo de software. Portanto,
a engenharia de software é essencial para o funcionamento de sociedades nacionais e internacionais.

Existem vários tipos de sistemas de software, desde os simples sistemas embutidos até os sistemas de informações complexos, de alcance mundial.
A engenharia de software é criticada porser inadequada para o desenvolvimento moderno de software.

são consequência de dois fatores:

1. Aumento de demanda. Conforme novas técnicas de engenharia de software nos auxiliam a construir sistemas maiorese mais complexos, as demandas mudam. Os sistemas têm de ser construídos e entregues mais rapidamente, Assim novas técnicas de engenharia de software precisam ser desenvolvidas paraatender a essas novas demandas.

2-Expectativas baixas. È relativamente fácil escrever programas computacionais sem usar técnicas e métodos de engenharia de software. Muitas empresas foram forçadas a desenvolver softwares à medida que seus produtos e serviços evoluíram. Elas não usam métodos de engenharia de software no dia a dia. Consequentemente, seu software é frequentemente mais caro e menosconfiável do que deveria ser.

Desenvolvimento profissional de software

Inúmeras pessoas escrevem programas. Pessoas envolvidas com negócios escrevem programas em planilhas para simplificar seu trabalho; cientistas e engenheiros escrevem programas para processar seus dados experimentais; e há aqueles que escrevem programas como hobby, entanto, a maior parte do desenvolvimento de software éuma atividade profissional, em que o software é desenvolvido para um propósito específico de negócio.

sistema de software desenvolvido profissionalmente é, com frequência, mais do que apenas um programa; ele
normalmente consiste em uma série de programas separados e arquivos de configuração que são usados para
configurar esses programas.

Diferença importante entre desenvolvimento de softwareprofissional e amador:

1. Produtos genéricos. produzidos por uma organização de desenvolvimento e vendidos no mercado para qualquer cliente que esteja interessado em comprá-Ios.

Exemplos desse tipo de produto incluem software para PCs,

2. Produtos sob encomenda. Estes são os sistemas encomendados por um cliente em particular. Uma empresa de software desenvolve o software especialmentepara esse cliente.

Exemplos desse tipo de software são sistemas de controle de dispositivos eletrônicos, sistemas escritos para apoiar um processo de negócio específico e
sistemas de controle de tráfego aéreo.

Engenharia de software

é uma disciplina de engenharia cujo foco está em todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais da especificação do sistema até suamanutenção.

Duas expressões importantes:

1. Disciplina de engenharia. Engenheiros fazem as coisas funcionarem. Eles aplicam teorias, métodos e ferramentas
onde for apropriado.

2. Todos os aspectos da produção de software. A engenharia de software não se preocupa apenas com os processos técnicos do desenvolvimento de software. Ela também inclui atividades como gerenciamento de projetode software e desenvolvimento de ferramentas, métodos e teorias para apoiar a produção.

Engenharia de software e a Internet

O desenvolvimento da Internet teve efeito profundo em nossas vidas. No início, a Internet era basicamente
um armazenamento de informações acessível universalmente e tinha pouco efeito nos sistemas de software. Esses sistemas executavam em computadores locais e eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!