43 3960 Texto 1 TURCKE Trabalho 2015

2528 palavras 11 páginas
SOCIEDADE EXCITADA – FILOSOFIA DA SENSAÇÃO

Sob a mira da metralhadora audiovisual

O filósofo alemão Christoph Türcke, professor da Universidade de Leipzig, não deixa barato. Para o intelectual, a força imagética da alta tecnologia fez do homem de hoje refém de um estado que é, ao mesmo tempo, inescapável e paralisante: a distração concentrada. Passamos a ser alvos, compara o pensador, da metralhadora audiovisual.
A tese está em seu último livro, Sociedade excitada (Editora da Unicamp), lançado no Instituto de Estudos da Linguagem. A obra desvela a gênese e os desdobramentos da "filosofia da sensação", conceito cunhado pelo pensador e que, para além de sintetizar um complexo arco teórico tributário da Escola de Frankfurt, da qual Türcke é herdeiro, revela como o espetacular passou a ditar o comportamento da sociedade - excitada e anestesiada pela "compulsão à emissão".

"Com cada mudança de foco da câmera, a máquina audiovisual emite um pequeno choque no sensório humano, mesmo sendo quase imperceptível. Tal choque tem o caráter de uma injeção diminuta de adrenalina. A injeção singular instiga a atenção. Bilhões delas, porém, têm o efeito contrário. Absorvem-na, corroem-na a ponto de sugá-la", afirma o filósofo na entrevista que segue.

Seu livro inicia com uma boutade dos anos 70 ["O Bild foi o primeiro a falar com o cadáver"] para mostrar como a piada caiu na obsolescência diante da enxurrada de "pontos culminantes" despejada por mídias "altamente tecnologizadas". Essa espetacularização, em sua opinião, é um caminho sem volta? Conteúdos reflexivos tendem a ser coisa do passado?

Christoph Türcke - A resposta seria sim. Quanto ao caminho sem volta, não necessariamente. O que se observa atualmente é um processo de reforço - ou até de autorreforço - de tendências dominantes da sociedade da sensação.
A palavra sensação tomou um caminho semântico que significa inicialmente percepção banal, comum - em última instância, a sensação de qualquer coisa. E isso foi, ao

Relacionados