42EAD850 E336 4D01 BFFB CECEC115EBBF

1375 palavras 6 páginas
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTIONÁRIO

1. O cuidado com as crianças pequenas no Brasil, assim como em outros países, era exclusivo das mães até a metade do século XIX. Em decorrência do capitalismo houve uma mudança no modelo de sociedade existente e a educação de crianças pequenas passa a ter um caráter assistencialista. Cite dois fatores que influenciaram essa mudança.

R = Aumento da população e o desenvolvimento das fábricas

2. Mobilizados pela ideia de que o atendimento institucional às crianças era um favor, organizações sociais e filantrópicas, donos de indústrias e senhoras da alta sociedade, construíram aparatos que pudessem atender os filhos de operárias. Nesse contexto surgiram as chamadas creches ou asilos da primeira infância e as salas de asilo para a segunda infância, mas havia uma diferenciação entre as crianças pobres e ricas. Qual era essa diferenciação e qual ideia era reforçada nessa divisão?

R= As instituições privadas, que atendiam crianças ricas recebiam o nome de asilos e as que atendiam crianças pobres receberam o nome de creche.
Reforçava o caráter assistencialista das creches.

3. Na década de 50, no Brasil, as creches que eram mantidas por entidades filantrópicas e religiosas passaram a receber ajuda do governo. Qual era o principal trabalho realizado nessas entidades e qual a maior dificuldade para realiza-lo?
O trabalho nessas instituições era baseado na preocupação com a alimentação, a higiene e a segurança física. A maior dificuldade era a falta dos quesitos básico para a realização do trabalho, uma vez que contavam com doações.

4. A CLT, criada por Getúlio Vargas, tornava obrigatória, entre outras coisas, a criação de creches e berçários para os filhos da classe trabalhadora. Por que essa criação não foi consolidada, na prática?

R = Por falta de fiscalização do Governo

5. Segundo o texto, o que são “creches domiciliares” e por que o Governo passou a incentivá-las e ajudá-las na década de 70?
R = Nas creches

Relacionados