4266 16761 1 PB 1

4057 palavras 17 páginas
Enredos/desenredos de Berenice e Penélope: paralelo entre as personagens de O Manto de
Marcia Tiburi e Odisséia de Homero
Alexandre Veloso de Abreu*

Resumo
Neste artigo são analisadas as relações intertextuais entre o romance O manto, de Márcia Tiburi e Odisséia, de Homero. Através de uma sofisticada estratégia de elaboração ficcional, a autora contemporânea constrói densas metáforas sobre o ato de escrever, elegendo Penélope como uma espécie de ur-tessitura. Nos fragmentos gravados de Berenice se faz e se desfaz a narrativa, perpetuando a escrita como essencial ato de sempre se refazer, idêntico ao exercício da rainha de Ítaca de enredar e desenredar sua tela.
Palavras-chave: Romance; Intertextualidade; Epopeia; Narratologia;
Metalinguagem.

Márcia Tiburi conclui sua “Trilogia íntima” com o volume O manto (2009).
As primeiras duas obras exploraram com desenvoltura o intrínseco universo feminino. No entanto, o último volume aprofunda-se tanto na alma feminina quanto no fazer literário. A autora declara que levou sete anos para finalizar a narrativa. Tal elaboração é percebida no desenvolvimento do romance.
Foi inevitável a associação intertextual com a Odisséia de Homero. O marido de Berenice, protagonista do romance de Tiburi, volta depois de vinte anos para casa, tempo que levou o basileu de Ítaca para voltar da Guerra de Tróia. Berenice, atordoada, fecha-se no armário e começa a gravar o que sente. A gravação registra o íntimo e a solidão, temas que percorrem toda a “Trilogia íntima”, mas é n’O manto que o exercício romanesco da escritora aflora. O livro divide-se em três partes. Na primeira, um prólogo – talvez o mais extenso da literatura brasileira contemporânea – onde a filha de Berenice recebe a casa da mãe de herança. No
*

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas.

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 15, n. 29, p. 29-37, 2º sem. 2011

29

Alexandre Veloso de Abreu armário, dentro da caixa de sapatos, encontra nove fitas cassete. A personagem

Relacionados