42349721392

2110 palavras 9 páginas
397
O CUIDADO SOB A ÓTICA DO PACIENTE DIABÉTICO E DE SEU PRINCIPAL CUIDADOR
Ellen Cristina Barbosa dos Santos1
Maria Lúcia Zanetti2
Liudmila Miyar Otero3
Manoel Antônio dos Santos4
Santos ECB, Zanetti ML, Otero LM, Santos MA. O cuidado sob a ótica do paciente diabético e de seu principal cuidador. Rev Latino-am Enfermagem 2005 maio-junho; 13(3):397-406.
Este estudo de caso tem por objetivo descrever como o paciente diabético e seu principal cuidador percebem as dificuldades para o controle do diabetes. Os dados foram coletados por meio de registro audiogravado e submetidos à análise temática de conteúdo, no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos, em abril de 2003. Os temas que emergiram da análise foram: transgressão alimentar, problemas com a medicação e influências interpessoais. Esses temas reportam-se às influências interpessoais familiares e do grupo de iguais, que estão alicerçadas em um conjunto de crenças e valores que interferem na motivação e na capacidade de os pacientes enfrentarem a sua doença. Com base nos resultados, recomenda-se conhecer os padrões de resposta do paciente e de seu principal cuidador, em relação aos seus sentimentos, conflitos e necessidades, estabelecendo um vinculo efetivo que proporcione condições para, em conjunto, traçarem-se estratégias direcionadas a alcançar o controle metabólico.
DESCRITORES: diabetes mellitus; enfermagem; cuidadores
CARE ACCORDING TO DIABETES PATIENTS AND THEIR MAIN CAREGIVERS
This case study aims to describe how diabetes patients and their main caregivers perceive the difficulties faced to control the disease. Data were collected through audio records made at the Nursing Education Center for Adults and Elderly in April 2003 and submitted to thematic content analysis. The following themes emerged from the analysis: dietary transgressions, medication-related problems and interpersonal influences. These themes are interconnected with interpersonal influence from family

Relacionados