422251670141

2838 palavras 12 páginas
Serviço Social na Educação

Introdução
A educação é um processo universal e dinâmico, que para ser compreendido necessita estar relacionada com o contexto econômico, social e cultural. Este saber pode ser adquirido nos diversos espaços na qual há apropriação cultural de praticas social. A escola é um desses espaços onde o conhecimento é desenvolvido e aprimorado, sendo essa mesma uma representação do Estado com o dever de proporcionar a todos os indivíduos as condições básicas para crescerem com sujeitos de direitos. Desta realidade à necessidade de implementar o Serviço Social dentro das instituições de ensino público é tida como uma resposta para minimizar as tensões sociais, como uma importante intervenção junto aos alunos com ações sócio-educativas, palestras quanto aos seus direitos sociais, alternativas de êxito frente aos programas e projetos sociais oferecidos a crianças e adolescentes com perfil para tal. Além da decodificação e encaminhamentos a rede social das diversas demandas sociais.

Perspectiva de mudanças na escola publica
O debate da inserção do Assistente Social na escola publica não é novo, entretanto sua inclusão proporcionaria garantias ao exercício de cidadania ao aluno, refletindo na família requerendo a participação e o envolvimento na realidade escolar.
Na obra “Pedagogia da autonomia”, Paulo Freire (1996) observa, “saberes necessários á pratica educativa, o ensinar não se restringe apenas em transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, por meio de relações estabelecidas. Para tanto, comenta com base na sua pratica docente, que procurava ser critica e inquiridor, porém aberto a indagações, á curiosidade às perguntas dos alunos, as suas inibições.”.
A escola publica na atualidade, contam com um público fragilizado, vivendo em péssimas condições de vida, sendo fruto da estrutura social vigente, dentro de um mundo globalizado e desigual refletido nas escolas públicas. Diante

Relacionados