42 textos interpretativos com questoões e gabaritos

16760 palavras 68 páginas
www.deciosena.com.br

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS II
QUESTÕES DA CESP – UNB
TEXTO XXIX
CONCURSO: BANCO CENTRAL DO BRASIL – DEPARTAMENTO DE
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – ANALISTA: ÁREA 1 – CONTÁBILFINANCEIRA

A questão refere-se a fragmento da entrevista A classe operária na era do chip, concedida pelo pedagogo Frederico Oliveira Lima, especialista em Teoria da Informação e
Comportamento Humano, à revista Informática Exame (agosto/97).
 Questão 83)
Leia o seguinte fragmento:
01

04

Por que o senhor se dedica à educação tecnológica dos operários?
Lima – O trabalhador foi esquecido desde que se inventou o microprocessador.
Treina-se muito o topo da pirâmide, mas a base foi abandonada. Os executivos já vivem, de alguma forma, na era digital. Os operários, ainda não. No ano 2005 teremos uma crise de mão-de-obra delicada – é o que informam os estudos americanos. Haverá um hiato entre os avanços da tecnologia – e tudo o que ela exige – e o conhecimento do operário.

A língua portuguesa, assim como as outras línguas naturais, oferece múltiplas possibilidades combinatórias para os falantes. Por isso, a mesma informação pode ser comunicada de várias maneiras diferentes, com variações na estrutura morfossintática, mantendo-se a significação desejada. Tendo por base esse postulado, julgue os itens a seguir, relativamente ao sentido da informação dada no fragmento acima.
1. A resposta contém a seguinte informação: o microcomputador, desde que foi criado, esqueceuse dos trabalhadores menos qualificados, preocupando-se, soberanamente, com a classe dirigente das empresas.
2. O segundo e o terceiro períodos da resposta(l. 02-03) registram: Uma vez que, de certa forma, os executivos, por ocuparem os cargos privilegiados, já dominam a linguagem digital, costuma-se deixar à margem dos conhecimentos de computação a classe operária.
3. Uma explicação complementar que aparece no quarto período(l. 04), reforçando a idéia anterior, é a de que os operários, situados na base da pirâmide,

Relacionados