4198453214

307 palavras 2 páginas
Como as empresas aplicam esse tal marketing verde?

Publicidade comprovada, o marketing verde é uma faca de dois gumes, isso porque “salva” o planeta ao mesmo tempo em que enche os bolsos de seus mentores. Várias empresas se utilizam deste recurso para atrair mais consumidores e, além de contribuírem para a preservação ambiental, elas também acabam por educar o seu público consumidor.
O marketing ambiental consiste na adesão de práticas que contribuem com a sustentabilidade, visando agregar valor perante o cliente. Passar uma imagem de responsabilidade com a natureza pode captar novos clientes e fortificar laços com os antigos. Mas até que ponto?
A preocupação não é infundada. Os consumidores têm se revelado contraditórios quando o tema é consumo consciente. Quer um exemplo? Pesquisa divulgada pelo Ibope em setembro do ano passado mostrou que, apesar de 92% dos brasileiros acreditarem que reciclar lixo é uma obrigação da sociedade, apenas 30% desses mesmos cidadãos reciclam o lixo em suas casas. Tem mais – 85% dos pesquisados disseram que vale a pena pagar mais caro por produtos que não agridem o meio ambiente, mas apenas 52% admitem que já fizeram isso.
As práticas mais disseminadas em nosso país são aquelas que geram vantagem econômica para o indivíduo. Estudo recente da WWF Brasil mostrou que 87% dos entrevistados adquiriram o hábito de fechar a torneira ao escovar os dentes, 80% desligam o computador e a TV caso não estejam usando e 54% reduziram o tempo do banho para menos de 10 minutos. Ou seja, no que diz respeito ao meio ambiente, seguimos com o mesmo pensamento egoísta de sempre. Se não alterarmos o estilo de vida, o padrão de consumo e, principalmente, nossa visão do mundo, as sacolinhas reutilizáveis, que alguns de nós passamos a usar, terão apenas efeito cosmético.

Relacionados