4194359

1853 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO
A controladoria atua no processo de gestão com o objetivo de proporcionar aos gestores os meios que os levem a atingir a eficácia organizacional, de modo que todas as decisões estejam voltadas à harmonia operacional, tomadas sempre à luz dos objetivos globais da organização e com os gestores atuando de forma sincronizada no sentido de gerarem, com suas ações, os melhores resultados possível com o menor sacrifício de recursos possíveis.
O trabalho trata no seu primeiro tópico sobre o Processo de Gestão Empresarial, ressaltando a importância da controladoria. Em seu segundo tópico trata da Controladoria sob a ótica do GECON, que ressalta uma abordagem teórica referente ao sistema GECON e suas aplicações.

Sob esse enfoque, o estudo do conceito tem sido aprofundado nas áreas econômica e contábil, resultando numa ampliação e intensificação do seu uso, principalmente no ambiente decisorial das organizações. Considerando o seu grande potencial para a tomada de decisões nas empresas, o Sistema de Gestão Econômica tem contribuído no sentido da implementação prática do conceito para a área gerencial.
O Sistema de Gestão Econômica incorpora o conceito de custo de oportunidade para: mensuração do resultado econômico e do custo de capital da empresa; seleção de alternativas de investimento; estudo de preços de venda; avaliação de desempenhos das áreas e de resultados dos produtos/serviços gerados internamente.

2. PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Sandra Figueiredo, Paulo César Caggiano (2004) destaca que, a empresa é um conjunto organizado de recursos econômicos, sociais e humanos, e pode ser vista como um sistema aberto e para a execução de suas funções na organização, a missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global.
Amando Catelli (1999) refere-se ao processo de gestão que se configura com base nas definições do modelo de gestão da organização e, por isso,

Relacionados