4178542

6685 palavras 27 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
PROJETO CIENTÍFICO
Relatório apresentado como requisito de avaliação ao Curso de Tecnólogo em Logística, Período Noturno, Projetos interdisciplinar lll, ministrada pelo Professor Marcelo Baraldi.
Tecnologia em Logística

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO SOLÚVEL EM CENTROS DE USINAGEM

Aluno: Maria Bernadete Aparecida Rodrigues Código

Ribeirão Preto
Maio, 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
PROJETO CIENTÍFICO
Relatório apresentado como requisito de avaliação ao Curso de Tecnólogo em Logística, Semestre, Período Noturno, Projetos interdisciplinar lll, ministrada pelo Professor Marcelo Baraldi.
Tecnologia em Logística

REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO SOLÚVEL EM CENTROS DE USINAGEM

Aluno: Maria Bernadete Aparecida Rodrigues Código: ORIENTADOR:
Profº Luis Marcelo Baraldi

Ribeirão Preto
Maio, 2013
RODRIGUES, Maria Bernadete Aparecida. Reaproveitamento de óleo solúvel em centros de usinagem. Trabalho de Graduação (Relatório Técnico Científico). Centro Universitário Moura Lacerda. 29 p. 2013.

RESUMO

Assim como um carro, caminhão ou moto necessitam de combustível para se locomover, uma máquina industrial precisa de seu lubrificante para funcionar corretamente. O objetivo desse relatório é mostrar como a qualidade do óleo deve ser vigorosamente avaliada, pois é desse óleo que surge o funcionamento perfeito de uma máquina sendo ela qual for. Devido à grande competitividade, a globalização da economia e a internacionalização dos padrões normativos de qualidade ambiental, as indústrias, visando garantir sua sobrevivência, vêm se preocupando com três aspectos importantes: o tecnológico, o econômico e o ecológico. No entanto, as empresas caminham para o desenvolvimento sustentável não apenas pelo seu benefício ambiental, mas, principalmente, pela sua razão econômica. É do interesse do empresário utilizar as

Relacionados