417692010132

419 palavras 2 páginas
Seja para líderes ou chefes, delegar atividades nunca foi uma tarefa fácil para quem gerencia algum tipo de negócio.

“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.” (Harry Truman).

Na tentativa de extrair o máximo de cada colaborador, chefes e líderes são facilmente detectados, se seus hábitos e atitudes forem colocados em evidência ao se depararem com a tomada de uma importante decisão, por exemplo.

O chefe precisa dominar seu funcionário para mostrar que está no controle, e de certa forma, se torna um dependente, que na maioria das vezes não consegue resolver certos problemas por si só. Além disso, o chefe faz com que as regras sejam cumpridas. Ele manda e faz com tudo aconteça pela ordem.

Já o líder, faz uma combinação de estratégia e caráter para atingir metas e objetivos para extrair o máximo de cada pessoa que trabalha ao seu lado, ouvindo ideias e gerando responsabilidades. Sempre disposto a servir, aprender e sempre em uma posição de humildade para poder agregar cada vez mais à sua equipe.

O fato é que liderança e empreendorismo andam lado a lado. O líder deve saber convencer de forma clara e companheira aos seus colaboradores, o porquê de que aquela decisão é a correta e é a melhor opção para a empresa.

A verdade é que muitos chefes não foram preparados para serem gestores de pessoas em uma instituição ou empresa. Para se adaptar e se tranformar em líder, não é necessário jogar toda formação de “chefe” por água abaixo, e sim, mudar alguns hábitos para trazer as pessoas que trabalham para você, para trabalhar com você. Acredite, isso faz toda diferença.

O problema não está em eliminar o chefe, e sim, transformá-lo em líder mudando pequenas atitudes, como por exemplo:

- Não dê ordens. Atue como um facilitador para sua equipe.
- Evite estabelecer limites e potencialize competências.
- Não avalie apenas os resultados, negocie ações.
- Não assegure a disciplina. Estimule a

Relacionados