41656 Lista_Análise_Combinatória

2393 palavras 10 páginas
INSTITUTO FEDERAL GOIANO
CÂMPUS IPORÁ
DISCIPLINA: MATEMÁTICA

SÉRIE: 2°___

PROF.: RENATO DE ASSIS RIBEIRO

DATA: ___ / 06 / 2015

ALUNO (A): __________________________________________________________
ANÁLISE COMBINATÓRIA

1)Quantas placas de veículos podem ser criadas, se forem usadas 3 letras de um alfabeto de 26 letras, seguidas por 4 algarismos?
2)Reinaldo tem 3 camisas, 5 calças, 2 gravatas, 4 pares de sapatos e 1 paletó. De quantas maneiras ele poderá se vestir usando uma peça de cada conjunto?
3)De quantas maneiras podemos organizar 7 alunos em uma fila?
4)Simplifique as frações:
a)

9!
7!

b)

7!
4!3!

c)

(n + 1)!
(n − 1)!

d)

(n + 3)! = 20
(n + 1)!

5)Numa prova de formula 1 disputam 20 carros. Quantos são os possíveis resultados para o primeiro, segundo e o terceiro lugares?
6)O professor escolhe 2 alunos dentre os 30 de uma sala de aula e oferece uma bola para um deles e um livro para o outro. Qual número total de maneiras de premiar dois alunos desta classe?
7)Em um programa transmitido diariamente, uma emissora de rádio toca sempre as mesmas 10 músicas, mas nunca na mesma ordem. Para esgotar todas as possíveis seqüências dessas músicas, serão necessários quantos dias?
8)Quantos são os anagramas da palavra AMOR?
9)Com 8 pessoas, quantas comissões de 3 pessoas podem ser formadas?
10) O setor de emergência de um hospital tem três médicos e oito enfermeiros. A direção formará equipes de plantão constituídas de um médico e três enfermeiros. Quantas equipes diferentes são possíveis?
11) Quantos são os anagramas da palavra ARARA?

12) Um shopping Center possui 4 portas de entrada para o andar térreo, 5 escadas rolantes ligando o térreo ao primeiro pavimento e 3 elevadores que conduzem do primeiro para o segundo pavimento. De quantas maneiras diferentes um pessoa partindo de fora do shopping Center, pode atingir o segundo pavimento usando os acessos mencionados?
13) Uma linha ferroviária tem 16 estações. Quantos tipos de bilhetes devem ser impressos, se

Relacionados