41587379 Relatorio VIII Cloro 1

2038 palavras 9 páginas
IQ - INSTITUTO DE QUÍMICA
Departamento de Química Geral e Inorgânica
Química Inorgânica Experimental I
Práticas: Cloro

Professor (a): Tatiana Lopez
Turma: T02
Curso: Engenharia Química
Semestre: 2010.2
Alunos:

Juliana de Souza Ribeiro
Ricardo de Oliveira Bacelar
Tamires Vasconcellos Queiroz
Victor Mello Rodrigues

Introdução
1) Cloro: obtenção e propriedades
De corpo simples, ametal, de símbolo Cl, número atômico 17, peso atômico 35,5; gasoso, de cor amarelo-esverdeada e odor sufocante, o cloro é o mais importante dos halogênios e é muito utilizado em vários tratamentos industriais. A água de cloro é uma solução do cloro em água. O cloro reage lentamente com a água de acordo com a seguinte equação:
Cl2(g) + H2O(l)  HClO(l) + HCl(l)


Obtenção: é obtido principalmente ( mais de 95% da produção ) a partir da eletrólise do cloreto de sódio, NaCl, em solução aquosa, denominado processo de cloro-álcali. São usados três métodos: eletrólise com célula de amálgama de mercúrio, eletrólise com célula de diafragma e eletrólise com célula de membrana; sendo a membrana de diafragma a mais utilizada. No laboratório, o método mais conhecido é a reação de ácido clorídrico com o dióxido de manganês. Já a água de cloro é obtida pela solubilização do gás cloro na mesma.


Propriedades: o elemento cloro pode atuar como agente oxidante em

solução aquosa, sendo reduzido a íon cloreto:
Cl2(g) + 2ē  2 Cl-(aq) E0red= +1,36 V
A capacidade do cloro para oxidar bactérias é utilizada sob forma de cloração no tratamento de águas. Como o cloro é um agente oxidante mais forte do que bromo ou iodo (outro elementos da família dos halogênios), pode ser usado para preparar estes elementos por oxidação dos seus ânions, Br - e I-, pois a adição do mesmo a uma solução que contenha qualquer um desses íons

2

dá o halogênio livre, Br2 ou I2. Após a adição de cloro, a solução é extraída por um solvente orgânico.

2) Propriedades da água de cloro
O cloro reage com a água formando ácido clorídrico

Relacionados