414738440169

614 palavras 3 páginas
Petróleo

É uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).
Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, ali cíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio.
O processo de refino do petróleo:

1. Retirada do sal e da água, que se misturaram ao petróleo.
2. Aquecimento do óleo em fogo direto a 320ºC e então, começa a se separar.
3. Na coluna atmosférica, o petróleo é aquecido junto com vapor de água, para facilitar a destilação.
4. Saída dos produtos, já separados..
5. Produtos consumíveis.

Pré-Sal
É um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. É o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. Em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m; A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.

Derivados do petróleo
• Gás liqüefeito de petróleo (GLP) - consiste de uma fração composta por propano e butano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.
• Gasolina - é um dos produtos de maior importância do petróleo,

Relacionados