413177200132

490 palavras 2 páginas
A origem dos estudos

O conceito de Biossegurança em laboratórios surgiu a partir da percepção de que existiam riscos associados ao trabalho neste ambiente. Dois dos principais pesquisadores são Edward Sulkin e Robert Pike, que publicaram uma série importante de artigos sobre infecções adquiridas no laboratório.
Em 1941 Meyer e Eddie publicaram uma pesquisa de 74 casos de brucelose associados a laboratório ocorrido nos estado unidos , e concluíram que a manipulação de culturas ou espécies ou ainda a inalação da poeira contendo a bactéria Brucella é eminentemente perigosa para os trabalhadores de um laboratório. Inúmeros caos foram atribuídos à falta de cuidados ou a uma técnica de manuseio ruim de materiais infecciosos.

*

Em 1949 Sulkin e Pike publicaram a primeira de uma serie de pesquisas sobre infecções associadas a laboratórios. Eles constataram 222 infeccoes virais sendo 21 delas fatais. Em pelo menos um terço dos casos a provável fonte de infecção estava associada ao manuseio de animais e tecidos infectados.

Em 1951 , sulkin e pike, publicaram a segunda de uma serie de pesquisas baseadas em um questionário enviado a 5.000 laboratorios. Eles conseguiram mapear 1.342 casos de infecções associadas a pessoas que trabalham em laboratórios. Mas destes, somente 680 tiveram como causa definitiva a contaminação no ambiente de trabalho. Isto aconteceu pois em algumas descrições de infecções como as por tuberculose, as pessoas poderiam ter contraído a doença tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.

A origem das infecções

Outro dado interessante foi que os autores procuraram identificar qual prática no laboratório levou à infecção, apesar de que naquela época muitas vias ainda eram desconhecidas. Entretanto, eles conseguiram mostrar que acidentes que envolviam agulhas e outros pérfuro-cortantes, mordidas de animais ou pipetagem com a boca eram freqüentes e mereciam atenção.

*

1974- foi feita a classificação de

Relacionados